A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou uma nova Resolução de Diretoria Colegiada que dispõe sobre os requisitos de composição e rotulagem dos alimentos contendo cereais e pseudocereais para classificação e identificação como integral e para destacar a presença de ingredientes integrais.
De acordo com a Resolução, os alimentos contendo cereais e pseudocereais serão classificados como integrais quando contiverem, no mínimo, 30% de ingredientes integrais e a quantidade dos ingredientes integrais for superior à quantidade dos ingredientes refinados. Além disso, a presença de ingredientes integrais pode ser destacada na rotulagem dos alimentos contendo cereais e pseudocereais, desde que a porcentagem desses ingredientes no produto seja declarada próxima ao destaque, com caracteres de mesma fonte, cor, contraste e tamanho.
Os fabricantes de alimentos devem informar a porcentagem total de ingredientes integrais presentes no produto na denominação de venda, com caracteres do mesmo tipo, tamanho e cor. No caso de produtos líquidos, a expressão “integral” deve ser substituída pela expressão “com cereais integrais”. No caso dos alimentos concentrados ou em pó que requerem reconstituição, a declaração da porcentagem total de ingredientes integrais deve ser informada considerando o produto pronto para o consumo, conforme instruções de preparo indicadas pelo fabricante no rótulo.
Essa Resolução da ANVISA é importante para o consumidor, pois permite que ele identifique facilmente se o produto contém ingredientes integrais e qual é a sua quantidade. Isso pode ajudar o consumidor a fazer escolhas mais conscientes e saudáveis, além de incentivar as empresas a produzirem alimentos mais saudáveis e nutritivos.
Para os fabricantes de alimentos, a Resolução pode significar a necessidade de ajustar seus processos de produção e rotulagem para atender aos novos requisitos. No entanto, a mudança também pode ser vista como uma oportunidade para destacar os alimentos mais nutritivos e atender a demanda crescente por produtos saudáveis e integrais.